A coordenação do R3 em Saúde Mental e Cuidado à População em Situação de Rua apresentou o documento intitulado “Perfil de Competências e Plano Pedagógico de Curso” a representantes de diferentes setores interessados no fortalecimento do cuidado à saúde mental e à população em situação de rua.
O Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (PRMFC–SMS), foi o primeiro programa de Medicina de Família e Comunidade no país a incorporar um ano adicional (R3) de formação dos seus médicos, focado no cuidado à saúde mental e à população em situação de rua. Lançado em 2023, o programa está no segundo ano de funcionamento. No dia 3 de maio, reuniram-se representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), da Associação Baiana de Medicina de Família e Comunidade (ABAMEFAC), para conhecer o documento “Perfil de Competências e Plano Pedagógico de Curso”. O documento descreve o histórico do programa, suas bases político-pedagógicas, perfil de competências, descrição dos estágios e semana padrão, além da estruturação teórica e o processo de avaliação.
O encontro ratificou o pioneirismo da Escola de Saúde Pública de Salvador, por meio do PRMFC, e a relevância da divulgação do documento em um momento em que se discute a expansão de iniciativas semelhantes como resposta a alta demanda por profissionais qualificados para cuidar da saúde mental da população, bem como das especificidades da população em situação de rua.
Cordialmente,
Marianna Luiza Alves Soares
Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde Psicossocial - CRASP