PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

Programas Próprios da SMS Salvador

Reconhecendo a importância da formação de profissionais de saúde, a SMS investe em Programas de Residências, considerados modalidades “padrão-ouro” de formação pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Nesse sentido, além de investir na organização das residências de Instituições parceiras/conveniadas inseridas no território do município, a SMS possui três programas próprios de residência médica: Medicina de Emergência, Medicina Intensiva e Medicina de Família e Comunidade.

Programas Próprios da SMS Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador possui três programas de residência médica de credenciamento próprio:
Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC)

Em funcionamento desde 2019, o PRMFC constitui-se em uma modalidade de pós-graduação Lato Sensu destinada à formação de médicos especialistas, sob regime de treinamento em serviço, cujo cenário predominante é a Atenção Primária à Saúde (APS) do município.

O ingresso dos residentes no programa se dá através do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia, sob responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (CEREM/BA), contemplando atualmente 11 vagas anuais.

Visa formar com excelência Médicos de Família e Comunidade para atuação prioritária no SUS, através de um currículo baseado em competências e preceptoria ombro a ombro feita por equipe composta 100% por especialistas.

Os residentes assumem equipes da estratégia de saúde da família nas unidades de Ilha Amarela, Garcia, Mata Escura e Canabrava, todas cuidadosamente escolhidas pela coordenação do programa e pela gestão municipal, pela qualidade do cuidado oferecido pela equipe multidisciplinar.

Além dos cenários de prática da Atenção Primária, os residentes realizam estágios em diferentes temáticas como Pré-natal de alto risco, Cardiologia, Dermatologia, Insulinoterapia, Anemia Falciforme, Hormonização para população Trans, Consultório na Rua, Saúde Prisional, Gestão, Saúde Mental e Práticas Integrativas.

O programa considera o processo avaliativo como central para o desenvolvimento de competências e para a construção de um percurso formativo centrado nas necessidades e especificidades de cada educando, com feedbacks oportunos e frequentes, além de outras ferramentas avaliativas. A gestão é feita de forma participativa com a realização de rodas de co-gestão e do processo de avaliação 360 que acontece anualmente.

Os residentes recebem bolsa regular do Ministério da Saúde e bolsa complementar paga pela Prefeitura Municipal de Salvador no valor de R$6.000,00.

Supervisor PRME: Diego Espinheira da Costa Bomfim

Ano Adicional do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade - R3 em Saúde Mental e Cuidado à Pessoa em Situação de Rua

Iniciado em 2023, o R3 em Saúde Mental e Cuidado à Pessoa em Situação de Rua é o primeiro ano adicional com esse recorte a ser criado em todo o território nacional. O pioneirismo da proposta segue o histórico de pioneirismos de Salvador no campo da reforma psiquiátrica com antecedentes como o surgimento dos primeiros consultórios de rua e do programa de intensificação de cuidados a pacientes psicóticos.

Considerando a fragilidade hoje existente na Rede de Atenção Psicossocial do município (e nacional), o acúmulo e competência técnica da equipe do PRMFC no campo da saúde mental e a expertise do consultório na rua do Centro Histórico, Salvador compreendeu que poderia dar uma importante contribuição para a ampliação do escopo da prática clínica da Medicina de Família e Comunidade, bem como colaborar para a formação de profissionais comprometidos com a clínica psicossocial.

Surge assim esse ano adicional que hoje oferece 3 vagas para médicos que tenham completado sua formação regular na Medicina de Família e Comunidade e se submetam à nova seleção através do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia.

Os residentes estagiam no Consultório na Rua do Centro Histórico, USF Garcia, CAPS II Garcia, CAPS AD Gregório de Matos, Programa Corra para o Abraço, Defensoria Pública e CAPS III do Jardim Armação, fazendo atendimentos na rua, nas casas e em ambulatórios, participando de equipes de matriciamento em saúde mental e de intensificação de cuidados.

Os residentes recebem bolsa regular e bolsa complementar (no valor de R$6.000,00) ambas pagas pela Prefeitura Municipal de Salvador

Supervisor PRME: Diego Espinheira da Costa Bomfim

Vice-supevisor PRME: Deivisson Freitas

Programa de Residência em Medicina de Emergência (PRME)

O PRME foi implantado no ano de 2019, com o credenciamento de 08 (oito) vagas anuais. O tempo de formação é de 03 (três) anos e os residentes deste programa estão lotados no Hospital Municipal de Salvador (HMS).

O ingresso dos residentes no programa se dá através do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia, que está sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (CEREM/BA).

Além dos cenários de prática da Emergência do HMS (Eixo de pacientes críticos e não críticos), os residentes do PRME realizam estágios, durante a formação, em outros cenários de prática como, por exemplo, maternidade (urgências obstétricas), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência (SAMU), unidade de terapia intensiva (UTI), pediatria, etc.

Supervisor(a) PRME: Ivan Paiva de Matos Filho

Vice-supevisor(a) PRME: Felícia Machado

E-mail: coreme.sms@salvador.ba.gov.br

Programa de Residência em Medicina Intensiva (PRMI)

O PRMI foi implantado no ano de 2023, com o credenciamento de 03 (três) vagas anuais. O tempo de formação é de 03 (três) anos e os residentes deste programa estão lotados no Hospital Municipal de Salvador (HMS).

O ingresso dos residentes no programa se dá através do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia, que está sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia (CEREM/BA).

Além dos cenários de prática da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMS, os residentes do PRMI realizam estágios, durante a formação, em outros cenários de prática.

Supervisor(a) PRMI: José Mário Meira Teles

E-mail: coreme.sms@salvador.ba.gov.br