PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA

Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC)

Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC)

Em relação aos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, a Secretaria possui parceria com cinco Instituições, a saber: Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Estatal Saúde da Família(FESF), UniFTC, Universidade Federal da Bahia.
Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA)

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desde 2010, sendo o primeiro programa de residência médica a utilizar os campos de prática da rede municipal de saúde de Salvador. Atualmente este Programa possui treze residentes atuando em três USF nos distritos de Pau da Lima (USF São Marcos e USF Gal Costa) e Subúrbio Ferroviário (USF Colinas de Periperi).

A seleção para este Programa é unificada, coordenada pela CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) juntamente com as demais especialidades médicas Para outras informações: https://www.saude.ba.gov.br/educacao/residencias-em-saude/

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública da Bahia iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador no ano de 2018, tendo como cenários de prática as unidades de saúde da família no território de Salvador. Atualmente este Programa possui dez residentes atuando em três USF localizadas em dois distritos sanitários: Brotas (USF Vale do Matatu - Olga De Alaketu e USF Santa Luzia) e Cabula/Beiru (USF Alto da Cachoeirinha).

A seleção para este Programa é unificada, coordenada pela CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) juntamente com as demais especialidades médicas.

Para outras informações https://www.bahiana.edu.br/residencias/

Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS)

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Fundação Estatal Saúde da Família iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador no ano de 2020, tendo como cenários de prática as unidades de saúde da família no território de Salvador.

Atualmente este Programa possui vinte e um residentes atuando em quatro USF nos distritos de Pau da Lima (USF Dom Avelar e USF Vila Canária) e Cajazeiras (USF Fazenda Grande III e Jaguaripe I).

A seleção para este Programa se dá através de seleção realizada pela própria Instituição.

A FESF possui um modelo de implantação de programas de residência integrados: médica e multiprofissional em Saúde da Família, optando pelo investimento na formação multiprofissional na modalidade de residência. Para outras informações: http://www.fesfsus.ba.gov.br/

UNIFTC

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UNIFTC iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desde 2020. Atualmente este Programa possui doze residentes atuando em duas USF no Distrito Sanitário de Itapuã (USF Eduardo Mamede e USF Km 17).

A seleção para este Programa é unificada, coordenada pela CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) juntamente com as demais especialidades médicas

Para outras informações: https://www.uniftc.edu.br/noticias/rede-ftc-abre-4-programas-de-residencia-medica/

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal da Bahia iniciou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador no ano de 2019, tendo como cenários de prática as unidades de saúde da família no território de Salvador. Atualmente este Programa possui nove residentes atuando em duas USFs localizadas no Distrito Sanitário de Barra/Rio Vermelho: USF Menino Joel e USF Sabino Silva.

A seleção para este Programa é unificada, coordenada pela CEREM (Comissão Estadual de Residência Médica) juntamente com as demais especialidades médicas.

Para outras informações: https://siunis.ufba.br/28102021-coordenacao-dos-programas-de-residencia-medica-prm-saiba-mais/